quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Justa Homenagem

Hoje 03 de outubro de 2007, Allan Kardec completaria 203 anos de nascimento, este que dedicou sua existência a: ensinar e a codificar as obras básicas da Doutrina Espírita, deixou um legado de conhecimento tanto no campo pedagógico quanto no campo religioso, os quais são utilizados até os dias de hoje e com certeza seus pensamentos farão parte do futuro da humanidade.

Desde a infância, Hippolyte Léon Denizard Rivail, com o pseudônimo de Allan Kardec nascido em 3 de outubro de 1804, em Lyon, na França, já manifestava uma profunda preocupação com a educação da sociedade.

Realizou seus estudos na escola de Johann Heinrich Pestalozzi em Yverdum (Suíça), lecionando diversas disciplinas e popularizou o método pedagógico do mestre, revolucionário para a época. Fundou escolas e reformou o ensino francês com seus livros e manuais didáticos.

Em janeiro de 1858, Kardec lançou a Revue Spirite (Revista Espírita) e fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Em seguida, publicou O que é o Espiritismo (1859), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Kardec faleceu em Paris, em 31 de março de 1869, aos 64 anos, em razão da ruptura de um aneurisma. Seu corpo está enterrado no cemitério Père Lachaise, na capital francesa. Seus amigos reuniram textos inéditos e anotações de Kardec no livro Obras Póstumas, que foi lançado em 1890.

“A aspiração por uma ordem superior de coisas é indício da possibilidade de atingi-la. Cabe aos homens progressistas ativar esse movimento pelo estudo e a aplicação dos meios mais eficazes”. conclusão do artigo Liberdade, Igualdade, Fraternidade (in Obras Póstumas, 1890).

Bom dia

Um comentário:

Unknown disse...

oi
adorei seu blog!!!!!!!!!!!!

visite o meu e o das minhas amigas:oikosdea.weblogger.terra.com.br!!!!!!!!!!!

beijos Priscila Verni