sexta-feira, 27 de junho de 2008

Novo Método+Novo Desafio=Projeto Implantado


Sim, projeto implantado com sucesso. Em um dos meus últimos blogs, comentei sobre o novo desafio, desenvolver projetos utilizando a metodologia DMAIC do Lean Six Sigma. O projeto teve duração de aproximadamente 5 meses, todas as etapas do método foram seguidas rigorosamente, muitas ferramentas estatísticas também fizeram parte desta caminhada: gráficos seqüenciais, bloxplot, pareto, de correlação, de dispersão e outros.

Vocês precisam ver a satisfação do cliente no dia da implantação e a nossa também (Eu e a Cris minha parceira de trabalho), sim o projeto contou com 2 Black Belt´s.

Foram muitos os desafios, afinal trata-se do primeiro projeto que participo com esta nova metodologia, bastante organizada, buscando sempre comprovar todas as evidências com fatos e dados; bem o resultado não poderia ser outro, implantamos o projeto, o qual traz uma economia anual na ordem de R$ 400 M à organização, além é claro de melhoria nos processos envolvidos, na qualidade de vida dos funcionários e geração de valor para o Cliente e Acionista.

Foi um começo desafiador, mas decorridos o tempo necessário através de um planejamento minucioso e transparente, a meta foi alcançada. Acrescento ainda o envolvimento dos funcionários de diversas áreas e de um bom plano de comunicação, fatores imprescindíveis para a realização do trabalho.

Bem agora que consegui implantar meu primeiro projeto de Lean Six Sigma e também com o curso de Black Belt concluído (afinal foram mais de 120 horas em sala de aula) vamos buscar novos projetos de maneira a aprimorar os ensinamentos e ampliar o conhecimento através da prática.

Até mais pessoal.

Nenhum comentário: