segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estar Presente - Um Desafio

Bom dia, na postagem de hoje estarei comentando sobre o tema que abrange de certa maneira o item comunicação, como é um assunto bastante amplo e há uma literatura fantástica sobre o tema, retirei deste glossário o item Estar Presente, e lembro as citações de Peter Ouspensky: “O esforço para estar presente é o principal, pois sem isto nada tem valor. Isto deve ser a base de tudo”.
 
Verifico o quanto é importante estar atento, no sentido de prestar atenção e estar mentalmente presente quando na realização de uma reunião de trabalho por exemplo, ou na participação em um seminário ou congresso, muitas vezes percebo que um grande público chega fisicamente a estes locais, mas focar e mentalizar o objetivo pelo qual o levou até lá exige uma disciplina e energia muito grande.
 
Tive a oportunidade de gerenciar várias reuniões de mapeamento de requisitos, de processos, de objetivos estratégicos e constatei o quanto é fundamental o gerente de projetos ou o facilitador estar preparado para coordenar pessoas, ouvi-las e extrair o melhor que cada profissional está argumentando, tudo é importante, mas acredito ser fundamental separar o que é essencial para aquela oportunidade.
 
É verdade que nem sempre podemos mudar os fatos, mas sempre podemos mudar a nós mesmos. Não se perca nos acontecimentos, esteja sempre presente, pois quanto mais presente mais seremos assertivos.
 
Outro fato que também prejudica o “estar presente” é agendar compromissos (reuniões por exemplo) e o participante não conseguir chegar no horário, ou por algum motivo precisa se sair antes do término, neste caso meu amigo, todo pensamento daquele participante muito provavelmente estará focado em outro lugar e pouco poderá contribuir com o momento presente, por isso, sempre que possível faça uma agenda onde todos possam estar física e mentalmente presentes, o resultado será surpreendente.

É muito importante cultivar o entusiasmo e a vibração dos participantes, isto gera mais energia para trabalhar e contagia toda a equipe, seja inovador no momento de fazer o convite para as pessoas estarem presentes afinal o que elas fazem, separadamente em seus locais de trabalho também é importante, mas o espírito de união e de equipe é fundamental para atingir a meta.
 
Então caros amigos, estejamos presentes com foco e alinhamento para fazermos o que for preciso.
 
Até a próxima postagem.

Abraços

Nenhum comentário: