quinta-feira, 10 de março de 2011

PPM - Process Performance Manager

Hoje vou falar de PPM-Process Perfomance Manager, durante os últimos anos tive a oportunidade de trabalhar em projetos de melhoria contínua, envolvendo muitos processos, tanto para lançamento de novos produtos, quanto redesenho ou adequação de processos atuais e pude constatar que o processo de negócio ou de teconologia que não é medido, na certa não poderá ser melhorado.
 
Podemos utilizar várias ferramentas no auxílio deste levantamento, uma delas chama-se ARIS da IDS Shceer, mais detalhes em www.ids-shcerr.com.br, neste site vamos encontrar também apontamos e orientações de COM-Corporta Performance Manager, muito legal, se puder faça uma visita ao site acredito que irá gostar.
 
Acredito que a Organização quando descobre a necessidade de reduzir custos ou aprimorar seus processos, dá um grande passo rumo a melhoria de qualidade interna e que será percebida pelos fornecedores, clientes e os concorrentes. Atuar por processos significa deixar aquela visão vertical (departamental) e passar a atuar na visão horizontal (várias áreas), isso mesmo o processo passando por várias áreas da empresa e durante a fase de identificação ou levantamento da situação atual (AS IS), já é possível verificar que cada departamento envolve pessoas diferentes, com formações diferentes e custos diretos e indiretos diferentes, ao final de todo o processo é possível obter quantitativamente o custo total de todo o processo, por exemplo um processo de abertura de conta correntes, ou ainda um processo industrial envolvendo a fabricação de latas de refrigerantes.
 
Outro ponto importante é o envolvimento de toda a diretoria da empresa e seus gerentes operacionais, pois entender que o trabalho de melhoria dos processos, não significa necessariamente em redução de quadro funcional, verifiquei em alguns projetos implantados que o funcionário deixou de fazer atividades operacionais e passou a se dedicar mais na análise e entendimento dos resultados gerados, essa análise é fundamental pois o princípio é fazer com que o funcionário pense em todo o processo de maneira conjunta não de forma segmentada.
 
Envolver os funcionários em todas as fases do levantamento do processo e também compartilhar a fase de solução, possibilitando que ele faça parte da melhoria no negócio que ele domina, mas por algum motivo não se dedicou nesta visão, é fundamental pois o gerente de projetos e processos fornece a metodologia de como fazer, mas a implantação e continuidade dependem essencialmente da equipe.
 
Vale a pena criar indicadores chaves de desempenho no instante zero ( no início dos trabalhos) e ir atualizando estes KPI´S até o momento da implantação, isso dará uma visão bastante real de como era e como ficou o processo com o empenho e objetividade de todos, com a materialização dos resultados todos compram a idéia de continuar aperfeiçoando sempre os processos.
 
Bem este é um tema de que gosto muito e é sempre uma satisfação muito grande poder compartilhar com os colegas algumas linhas destes pensamentos e lições aprendidas.
 
Até a próxima postagem.
Abraços

2 comentários:

Raul Passos disse...

Muito bom! Gostaria de sugerir um assunto para os próximos posts. Seria interessante que compartilhasse sua visão de projetos, operação e contratos entre projetos e operações para a pefeita integração entre eles. Grande abraço.

Andréa disse...

Parabéns pela iniciativa. Mesmo este assunto não sendo da minha área foi possível entender como é importante um profissional capacitado em projetos para melhorar a qualidade de uma empresa. Adorei!!!